Instalando Módulo de Potência

Tutoriais e dicas de como você pode fazer alterações, consertos e usar a criativadade gastando o minimo possivel ou nada.

Instalando Módulo de Potência

Mensagempor Leku » 12 Jul 2011, 02:36

Salve Galera, desta vez vou mostrar um simples tutorial de como instalar uma potência (módulo) de som automotivo.
---
Fuçando na net encontrei algumas dicas de como instalar, e eu com minha humilde curiosidade, sem saber de absolutamente nada de som instalei em meu golzinhu um módulo de 500W, e é claro que funcionou né!!!
---
Vamos lá:
Esta é a potência (módulo), já parafusada perto dos alto falantes, na parte traseira do carro:
Imagem
Este é o alto falante no qual instalei a potência:
Imagem
1º Passo: Alimentação do módulo.
Conecte um fio simples de som ao polo positivo (+) da bateria do carro. É altamente recomendável usar um fusível como mostra a imagem para quaisquer curto circuito, não danificar as peças.
Imagem
Este fio vai passar por dentro do carro, debaixo do carpete (este requer um pouco de paciência, mas posteriormente vem a recompensa), até o porta malas, onde se localiza o módulo, e deverá ser ligado no comando: >>BAT (+)<< da potência, como mostra a imagem: (((ATENÇÃO, TODAS AS EMENDAS DE FIAÇÃO DEVEM SER MUITO BEM ISOLADAS COM FITA ISOLANTE)))
Imagem
Ok, o módulo agora já tem energia para funcionar.
---
2º Passo: Ligar o fio Remoto que vem do CD/DVD player do veículo.
Este fio é de cor AZUL com uma listrinha branca (o único que tem no chicote do aparelho, pois os que se repetem de cor são as os da saída de áudio).
Este também deve ser passado por debaixo do carpete encontrando com o outro e juntando-os até a potência na traseira do carro, e ligado no comando: >>REM<< do módulo.
Ok, o aparelho já está apto para mandar sinal da potência para distribuir aos auto falantes.
---
3º Passo: Aterramento da potência.
Deve ser ligado um fio no comando >>GND<< do módulo, até onde tiver um parafuso ligado diretamente a lataria do carro, e pra ficar bom basta limpar e lixar bem no local.
Imagem
Ok, o módulo já está instalado.
---
4º Passo: Ligar as saídas de áudio.
Para liga-las, você deve fazer da seguinte forma: Tem 2 fios de cor verde (1 Positivo e 1 Negativo) e 2 de cor roxa (1 Positivo e 1 Negativo) no chicote do aparelho de som. Os verdes são Left (Esquerdos) e os roxos são Right (Direitos) que devem ser ligados respectivamente (Positivo e Negativo), desta vez com uma fiação dupla a um conector que vem juntamente com o módulo e conecta-lo no comando >>Entrada L R + - <<< como mostra a 3º imagem. Estes também passam por debaixo do carpete.
Imagem da fiação:
Verde
Imagem
Roxo
Imagem
Ok. Módulo completamente instalado.
---
5º Passo: Ligar os auto-falantes ao módulo pra receber o som.
No alto falante tem 2 saídas pra fiação, esta nao tem ordem, mas tem que ser 1 positivo e 1 negativo. Ligue a fiação ao comando >>>Saída alto falantes<<< do módulo como mostra a imagem.
Imagem
PRONTO!!! Seu som estará funcionando perfeitamente com uma qualidade muito melhor.
Leku!
Imagem
_________
CDG - MG | Ex Gol² CL - "PoizéH" - Atual Gol² GL - "Atim"
Leku
Organizador
Organizador

Has thanked: 6 times
Have thanks: 3 times

Re: Instalando Módulo de Potência

Mensagempor Leeo » 17 Jul 2011, 11:01

bacaana !
só achei a expessura dos fios de energia muito fina ..
tirando isso, excelente tutorial
Imagem
Leeo
Membro (Gol V)
Membro (Gol V)

Has thanked: 0 time
Have thanks: 1 time

Mensagempor Leku » 18 Jul 2011, 13:13

São finos por serem pouca potência Leeo...
Antes, quando o módulo era na frente, eram as mesmas expressuras
a fiação! Por isso que conservei as mesmas!!! :ympeace:
Imagem
_________
Leku
Organizador
Organizador

Mensagempor icaro-GTI » 19 Jul 2011, 11:43

o mais chato deve ser passar os fios debaixo do carpete, pq colocar ele no lugar de volta é chato demais!
Imagem
icaro-GTI
membro (Gol I)
membro (Gol I)

Have thanks: 0 time

Mensagempor Leku » 20 Jul 2011, 02:32

icaro-GTI escreveu:o mais chato deve ser passar os fios debaixo do carpete, pq colocar ele no lugar de volta é chato demais!

É, e num é! Eu achei fácil, pois não retirei todo o carpete do lugar, mesmo porque ele é colado na parte traseira. Retirei o banco do passageiro, as borrachas de vedação da porta que seguram também o carpete (somente a parte do carpete) e passei os fios por baixo do carpete, desde o começo que é debaixo do painel, até emcima do trilho do banco do passageiro, depois passei os fios rumo a coluna do cinto de segurança saíndo do lado do banco traseiro e passando por cima da caixa de roda (a única parte visível, mas tem que reparar pra ver) até o porta-malas. Depois só desdobrar, colocar no lugar, encaixar a borracha da porta e colocar o banco. O trampo compensa o som que sai depois!!! rsrsrsrsrsrsssrsrsrsrs :ympeace:
Imagem
_________
Leku
Organizador
Organizador

Mensagempor Mauricio (move) » 20 Jul 2011, 14:00

Parabens pelo topico, ficou show, abraçossss
Imagem
Mauricio (move)
Dinossauro!!!
Dinossauro!!!

Mensagempor Leku » 21 Jul 2011, 01:21

Valeu Mauricio, dividindo sempre pra nunca parar de somar!!! :ympeace:
Imagem
_________
Leku
Organizador
Organizador

Mensagempor faria » 28 Jul 2011, 22:18

bacana leku...
Imagem
faria
Organizador
Organizador

Mensagempor Alexandre xnd » 26 Jul 2012, 20:15

ow ... eu tinha umas 40 fotos d uma caixa de som q fiz com um sub de 12 uma corneta e um twiter... o outro HD meu queimou.. se eu axar alguma coisa aqui e vcs axarem uma boa eu psso fazer um tutorial? rs faça vc meeesmo... um serviço que me cobrariam brincando brincando uns 900/1000 reais na minha cidade eu fiz por 600... ficou td mt bem feito e nas dimensões certas... sou meio q entendido do assunto qnd ele eh som .. hehehe se axar posso postar}?
Alexandre xnd
membro (Gol I)
membro (Gol I)

Voltar para Faça você mesmo !